Life Relocation Portugal - Aposentados brasileiros buscam qualidade de vida em Portugal – 2019 - Casal

Aposentados brasileiros buscam qualidade de vida em Portugal – 2019

Aposentadoria já foi sinônimo de “velhice”. Hoje em dia, o termo remete a outros sentidos. Dentre eles: liberdade e sabedoria. E muitos brasileiros aposentados estão usando sua liberdade e sabedoria para buscar qualidade de vida em Portugal, um dos países com melhor custo de vida em toda a Europa!

Além da familiaridade com o idioma, as estações do ano bem definidas e a segurança são aspectos que despertam o interesse dos aposentados brasileiros pelas terras lusitanas. As opções de lazer, a rica gastronomia e o acesso às diversas atividades culturais contribuem para aumentar a qualidade de vida e fortalecem a vontade em fazer de Portugal o seu novo lar.

Life Relocation Portugal - Aposentados brasileiros buscam qualidade de vida em Portugal – 2019 - Médico

A mudança também é estimulada por outros fatores, como o sistema público de saúde acessível e confiável. Afinal, uma das maiores despesas dos brasileiros é com planos de saúde e essa conta vai aumentando com o avançar da idade.

Em Portugal, a saúde pública não é 100% gratuita, mas os valores das consultas são praticamente simbólicos (cerca de 5€). Mesmo que a opção seja por um seguro de saúde privado, ainda assim o investimento é incomparavelmente inferior às despesas com saúde no Brasil. Esse aspecto tem grande impacto no custo de vida em Portugal.

Custo de vida em Portugal

Life Relocation Portugal - Aposentados brasileiros buscam qualidade de vida em Portugal – 2019 - Moradia

Como na maior parte do mundo, as despesas mais pesadas são com moradia. Mas, para compreender o que se passa em Portugal em relação aos elevados custos com habitação é preciso analisar a recente crise da qual o país se recuperou.

O setor da construção civil, que estava praticamente parado há poucos anos, ainda não está em pleno vigor. Diante da escassez de oferta, os preços dos imóveis sofrem grande impacto. Hoje, já é possível ver gruas e equipamentos de construção na paisagem de grandes cidades como Lisboa e Porto. Os especialistas no segmento imobiliário estão relativamente otimistas mas ninguém se arrisca a dizer quando (ou se) essa balança “oferta x procura” será equilibrada.

Além disso, com a crescente demanda de turismo, muitos proprietários preferem disponibilizar seus imóveis para acomodação temporária por meio de airbnb e plataformas similares. No entanto, essa prática compromete mais a moradia nos grandes centros. Mas quem está aposentado não precisa necessariamente morar nos grandes centros, não é mesmo? Afinal, essa é uma necessidade natural para quem busca trabalho.

Outras Despesas

Alimentação

Life Relocation Portugal - Aposentados brasileiros buscam qualidade de vida em Portugal – 2019 - Real Tasty

Não vou arriscar apontar despesas com alimentação. Discordo das publicações que consideram cerca de 300 euros/mês para compras de supermercado com referência em um casal. Sei que é possível viver com essa quantia, mas isso é muito delicado. Há quem faça todas as refeições em casa, há quem queira optar por contratar programas de refeições saudáveis, como os pacotes que a realtasty.pt disponibiliza ou ainda é possível optar por contratar um “personal-chef” que vem à sua casa e deixa todas refeições prontas conforme as necessidades da sua família!

Minha sugestão é que você visite os sites das redes de supermercado e simule uma compra mensal. A dica para economizar é optar pelas as marcas próprias, pois a qualidade é realmente incrível. Portanto, não tenha receio de adquiri-las.

Há supermercados que fazem entregas a depender da região da sua moradia. Vale a pena verificar a rede Pingo Doce e também o Continente. Mas se buscar marcas diferenciadas e os melhores cortes de carne, por exemplo, nada supera o supermercado do El Corte Inglés.

Serviços Básicos

As despesas com energia e gás são naturalmente mais elevadas durante o inverno, chegando a dobrar o custo mesmo nas residências mais modernas, com aquecimento e vidros duplos. Mas durante o resto do ano os valores são moderados e há várias empresas que dispõem de planos e pacotes ajustáveis ao seu estilo de vida, podendo ainda ser estudada a possibilidade de energia alternativa, como a energia solar (cada vez mais comum).

Os custos com água variam pouco ao longo do ano, mas em um verão mais rigoroso é comum que aumente o volume gasto com banhos mais demorados e mais frequentes.

Os serviços de telefonia, internet e tv são disponibilizados por pelo menos 3 grandes corporações: https://www.nos.pt/, https://www.meo.pt/ e https://www.vodafone.pt/. A competitividade favorece o consumidor. Verificando as possibilidades com as operadoras é possível barganhar um pacote vantajoso.

Transporte

Você já pensou que não ter que ter um carro pode ser um luxo? Como o sistema público de transporte funciona em Portugal essa é uma alteração de rotina que eu sugiro experimentar. Para deslocamentos mais complexos, uber ou táxi serão boas opções. Se quiser viajar de carro, basta alugar um. Acreditem: é libertador. Além do mais, aposentados dispõem de até 50% de descontos na rede de transportes públicos. Isso torna os custos com mobilidade bastante amenos.

E sempre pode-se ter um carro na garagem para quem tem mesmo prazer em dirigir. Basta dispor da carta de habilitação regularizada junto ao órgão IMT (Instituto da Mobilidade dos Transportes). Veja aqui como proceder para realizar a troca de título da carta de condução estrangeira para brasileiros em Portugal.

Portugal ainda detém um dos melhores custos de vida da Europa. Claro que esses valores variam conforme o estilo de vida adotado. Mas, considerando os mesmos hábitos de consumo praticados no Brasil é possível manter-se com recursos equivalentes. O que vai acontecer é uma adaptação. Por exemplo: você deixa de pagar 3 mil reais com plano de saúde e redirecionará esse recurso para somar ao que gastava com moradia. Os valores serão semelhantes, mas a qualidade de vida aqui será superior.

É possível trabalhar mesmo estando aposentado?

As possibilidades de trabalho também são consideradas, sobretudo, como profissionais autônomos, tendo em vista que esse segmento de imigrantes possui bastante experiência acumulada. Porém, é também possível trabalhar formalmente em período integral ou em tempo parcial – para quem tem interesse em manter um vínculo com o mundo corporativo e ganhar uma renda extra sem ter que dedicar-se inteiramente.  

Visto D7 – a lei dos “aposentados”

Life Relocation Portugal - Aposentados brasileiros buscam qualidade de vida em Portugal – 2019 - Bem Estar

Existe uma lei em Portugal que regulariza a imigração de aposentados de outras nacionalidades, desde que disponham de condições para manterem-se no país. Trata-se do Visto D7. Por meio dele, estrangeiros que atendem as suas condições conquistam (em relativamente pouco tempo) o direito de viver aqui, podendo usufruir de todos os serviços públicos e vantagens desfrutadas por nacionais e residentes.

Se você é aposentado ou está pertinho de se aposentar, que tal pensar nessa possibilidade?

Saiba mais a respeito do visto D7.

4 comentários em “Aposentados brasileiros buscam qualidade de vida em Portugal – 2019”

  1. Excelente guia com orientações claras e coerentes com a realidade que vejo em Portugal! Acrescentaria a segurança, consequência de um cenário de melhor distribuição de renda, educaçåo e menor índice de desemprego dos últimos 15 anos. Vou partilhar com amigos! Sejam bem-vindos aposentados de todo o Brasil.

  2. É exatamente assim! Nada se compara a excelente qualidade de vida que adquirimos em Portugal. Eu e meu filho nos adaptamos muito bem. Estamos felizes com a decisão de morar aqui .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Rolar para cima