Realocação Escolar em Portugal - Escolher Portugal é escolher pela qualidade de vida

Como conquistar uma vaga na escola pública em Portugal

Uma realocação bem-sucedida envolve muitos procedimentos além do relacionamento com entidades e autoridades; e inúmeras decisões delicadas.

Para quem tem filhos em idade escolar o desafio está inicialmente em perceber as diferenças entre os sistemas educacionais do Brasil e de Portugal e então fazer a escolha certa!

Realocação Escolar em Portugal

Por isso, a Life Relocation reuniu aqui as mais relevantes informações de modo a proporcionar agilidade e segurança neste tão importante processo de realocação.

Embora existam unidades de ensino privado em todas os graus de escolaridade, o sistema público é o mais utilizado no país e é a respeito dele que vamos concentrar as informações contidas neste artigo.

Organização do sistema educacional:

A educação obrigatória vai dos 6 aos 18 anos, sendo concluída no 12º ano de escolaridade. Para facilitar a compreensão, reunimos as características correspondentes entre os sistemas educacionais do Brasil e de Portugal no quadro abaixo:

Realocação Escolar em Portugal - Sistema Educacional de Portugal


O ensino público, porém, não é 100% gratuito

Realocação Escolar em Portugal - Ensino público não é 100% gratuito

O ensino é público, mas não é totalmente gratuito. Existe uma espécie de co-participação cujos valores variam conforme o escalão do imposto de renda: quem recebe mais, paga mais e os cidadãos que recebem menos, pagam menos. O subsídio é destinado à alimentação dos estudantes na escola.

Em Portugal não existe creche pública para crianças até os três anos de idade, somente creches particulares com mensalidades de 200 euros em média. Caso a família não tenha condições de arcar com esses custos e seja comprovado que os responsáveis pela criança necessitem ambos trabalhar fora, é possível reivindicar subsídio ao governo português.

Carga horária

Realocação Escolar em Portugal - carga horária

A carga horária semanal varia de 25 até 30 horas durante o Ensino Básico. Os horários das aulas em Portugal variam de acordo com cada escola. A maior parte das unidades escolares inicia as aulas 9h e termina às 15h30, com dois intervalos.

As famílias podem aderir ao horário estendido para que seus filhos frequentem atividades extracurriculares. A opção é condicionada ao pagamento de taxas correspondentes ao serviço.

Período letivo e férias

Realocação Escolar em Portugal - período de férias e letivo

O calendário escolar (e as férias) são reguladas respeitando as estações do ano do continente europeu. Portanto, nas escolas portuguesas as aulas são iniciadas em setembro e vão até junho do ano seguinte. É importante saber disso, pois é bem provável que estudantes brasileiros que irão se transferir para Portugal percam algum período escolar.

Os meses de julho e agosto são os meses de férias escolares (alguns alunos já têm férias a partir do meio de junho).

Além das férias regulares, existem vários períodos de recesso escolar, sendo os mais importantes:

  • Entre natal e ano novo: 2 semanas de recesso;
  • Carnaval: cerca de 1 semana de recesso;
  • Páscoa: Em torno de 1 semana de recesso. No entanto, é possível que emendem a páscoa com as comemorações referentes à Revolução dos Cravos, criando um período de “mini-férias”.

Critérios para conquista de vaga

Um dos principais critérios para conquistar uma vaga em determinada escola é estabelecer moradia nas proximidades da unidade escolar de interesse. Por isso, a decisão do seu novo endereço é relevante nesse processo.

Outro critério que pode ser considerado é o endereço de trabalho dos pais, sobretudo se a distância da residência para o local de trabalho for grande.

Realocação Escolar em Portugal - Critérios para conquista de vaga

Agora que você já tem as informações prioritárias sobre o sistema educacional português, baixe nosso e-book e saiba tudo para realização da matrícula!

7 comentários em “Como conquistar uma vaga na escola pública em Portugal”

  1. De grande relevância a publicação desta matéria. Parabéns pela assertividade na escolha dos pontos a esclarecer.
    Obrigado!
    Prof. Dr. Haroldo Bentes

  2. Esclarecedora todas as informações!!!
    Ajudou muito a entender como funcionam as escolas em Portugal e as diferenças com relação ao Brasil.

  3. Pingback: Custo de Vida: Brasil x Portugal em 2019 - Life Relocation Portugal

  4. Pingback: Por que você precisa de uma consultoria de relocation? - Life Relocation Portugal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Rolar para cima