Custo de Vida Brasil x Portugal em 2019

Custo de Vida Brasil x Portugal em 2019

Para entender de quanto você precisa para morar em Portugal, tendo em conta o custo de vida no Brasil, é importante considerar a substituição de algumas despesas.

É muito comum que as pessoas fiquem surpresas com os altos valores dos alugueis e não se deem conta de que vão economizar com outros gastos quando optam por viver em Portugal.

Para compreendermos de maneira mais clara as questões que levantei, podemos simular a realocação de uma família que pretende sair de Fortaleza, capital do Ceará, para viver em Lisboa ou Porto, grandes centros urbanos de Portugal.

Nossa simulação levará em conta apenas os seguintes critérios:

  • Escola
  • Moradia
  • Saúde
  • Transporte

Esses aspectos são os que podem apresentar maior variação na realocação familiar. Por isso, vamos nos concentrar neles sem falar em despesas com lazer, alimentação ou vestuário. 

Perfil da família

Trata-se de um casal com dois filhos. Ela tem 34 anos e ele, 41. As crianças estão em idade escolar e frequentam colégio em tempo integral, incluindo a prática de esporte e o curso de idioma estrangeiro.

Moram numa região privilegiada e segura, num condomínio fechado, com segurança 24h. Possuem um carro confortável, automático, mas não é blindado. Pagam plano de saúde para todos.

Para comparar o custo de vida dessa família no Brasil com os cenários estimados em Portugal, vamos converter a moeda considerando o euro por R$ 4,40.

Custo de vida Brasil

Conforme essa tabela, convertendo reais em euros, temos por base cerca de 3 mil euros com as despesas que estamos avaliando.

Ao planejarem a vida em Portugal, a nossa “família fictícia” decide realizar algumas mudanças em seus hábitos para que possam aumentar a qualidade de vida, equilibrando as despesas.

Estimativa de custo de vida em Portugal

Escola

O sistema público educacional de Portugal é confiável?

Custo de vida Brasil x Portugal _Escolas

Sim, as escolas públicas são bem estruturadas e apresentam bons resultados de aprendizagem.  Como em qualquer país, há ainda as escolas privadas. Existem também escolas internacionais de altíssimo nível, porém, elevados custos.

Ao optar pela escola pública é importante saber que as matrículas são realizadas na unidade escolar mais próxima da residência. Por isso, é ainda mais importante decidir a respeito da moradia. Saiba mais sobre realocação escolar em nosso artigo.

Moradia

Custo de vida Brasil x Portugal_Moradia

Enquanto em Fortaleza os gastos mais elevados concentram-se na contratação de escolas privadas, em Lisboa, é a moradia que corresponde a maior despesa.

Boa parte dos imóveis é antiga, mas há apartamentos remodelados que oferecem maior conforto, sobretudo no tocante à climatização.

O valor da moradia também está atrelado ao quão bem ela é servida de transporte público. Quanto mais perto de estações de metrô (chamado “metro” aqui sem o acento circunflexo mesmo), mais alto o preço do aluguel.

Saúde

Aderir ao sistema público de saúde é obrigatório em Portugal. Tanto que mesmo os médicos particulares requerem o “número de utente” para que possam prescrever receitas.

Os hospitais, onde são tratadas as emergências, possuem excelente estrutura, e as consultas eletivas são realizadas com agendamento nos Centros de Saúde, muito bem distribuídos conforme a região da moradia. Muitos medicamentos são subsidiados pelo governo e outros são vendidos em regime de coparticipação.

Custo de vida Brasil x Portugal_ saúde

Mesmo assim, muitos brasileiros contratam seguros de saúde. Aqui eles funcionam diferente do Brasil: parecem uma espécie de “clube de descontos” em consultas, exames e procedimentos privados. Saiba mais aqui.

Transporte

Aproveitando que Lisboa é muito bem servida de transporte público, não ter que ter carro pode ser libertador. É perfeitamente possível, tranquilo e seguro viver sem veículo próprio aqui.

Em Lisboa, com o passe “Navegante Familia” é permitido transitar nos 18 municípios que constituem a região metropolitana de Lisboa seja de metrô, ônibus (aqui chamados autocarros) ou trens (aqui chamados de comboios) pagando, no máximo, 80 euros por família.

Custo de vida Brasil x Portugal_ Transporte

Para deslocamentos pontuais, Uber é uma boa alternativa. Se quiser realizar viagens de carro, pode sempre alugar um.

Com a Carteira Nacional de Habilitação Brasileira é possível requerer a Carta de Condução Portuguesa com permissão para dirigir em todo o território nacional. Veja aqui como proceder.

Estimativa de despesas em Lisboa

Além de substituir os gastos com educação e transporte adotando os serviços públicos, é possível viver bem em Portugal sendo atendido pelo sistema público de saúde.

Custo de vida Portugal

Com base no que vimos aqui, ao substituir alguns hábitos, percebemos o impacto nas despesas de modo que viver em Portugal represente um melhor custo-benefício, maior segurança e ampla qualidade de vida!

Impagável

segurança_custo de vida em Portugal

Enquanto Fortaleza é uma das cidades mais violentas do mundo (sem exagero), Lisboa é a capital do quarto país mais seguro do mundo.

A criminalidade é baixa e declina ano a ano. As forças policiais concentram-se em prevenir os crimes ao invés de remediá-los. A sensação de segurança pode ser percebida não só pela ausência de medo, mas por aspectos como:

  1. Os caixas eletrônicos não têm cabine de segurança (sim, ficam a céu aberto mesmo).
  2. Não há seguranças armados nos bancos.
  3. Muitas casas não possuem garagem e os carros são estacionados mesmo na rua.

Esse cenário não é mantido apenas durante o dia. Com ruas seguras e bem iluminadas, Lisboa tem seu próprio ritmo também à noite. A sensação de segurança é algo impagável.

Comparativo

Custo de Vida Brasil vs Portugal

Resumindo, viver em Portugal representa imenso ganho na qualidade de vida, com sensação de segurança e elevação no bem-estar das famílias.

O desafio está em manter o padrão de renda conquistada em anos de carreira ou à frente de negócios no Brasil. No entanto, é notória a economia e sim, vale a pena viver aqui!

Como imigrar de maneira regularizada?

Existem diversas opções de visto nas quais é possível se enquadrar: como empreendedores, aposentados ou como estudantes. E há algumas famílias que podem reivindicar a nacionalidade Portuguesa.

O que muita gente ainda não sabe é que existe uma maneira de requerer a nacionalidade Portuguesa sem necessariamente ser filho ou neto de portugueses. Estou falando da descendência de judeus sefarditas.

Explico: durante a Inquisição os “Cristãos Novos” foram perseguidos e muitos imigraram para o Brasil, onde estabeleceram suas famílias.

Atualmente, Portugal reconhece que se essas pessoas não tivessem sido expulsas, seriam portuguesas. Portanto, concedem aos descendentes dessa linhagem a nacionalidade portuguesa. Saiba mais em clicando aqui.

Por que você precisa de uma consultoria de Relocation?

Naturalmente, a imigração nos condiciona a nos realocarmos em todos os âmbitos da vida: carreira, moradia, educação etc.

Para quem está distante é ainda mais desafiador tratar dos procedimentos que uma realocação requer. Então a Life Relocation é essa “ponte” para a nova vida das famílias brasileiras que decidem fazer de Portugal seu novo lar.

Nosso trabalho começa com uma entrevista a partir da qual conheço as condições e interesses da família contratante. Conforme cada demanda preparo o plano de realocação que pode envolver também profissionais como advogados, gestores de negócio ou mentores de RH, extremamente bem preparados e experientes no trabalho com migrantes brasileiros.

O resultado é a garantia do bem-estar das famílias imigrantes de maneira ágil e segura.

1 comentário em “Custo de Vida Brasil x Portugal em 2019”

  1. Muito interessante essa comparação e concordo que muitos gastos que temos no Brasil (como saúde e itens relativos a segurança) podem ser “descartados” aqui, caso a família assim queira.

    No final das contas, acredito que a segurança é que faz mesmo toda a diferença em favor de Portugal. Para mim esse é um dos maiores indicativos de qualidade de vida que existem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Rolar para cima