Como aliar lazer e saúde em meio a pandemia? Visitamos 2 parques em Lisboa e descobrimos incontáveis atividades possíveis diante das novas restrições determinadas pelo governo português. São opções gratuitas para realizar sozinho ou em pequenos grupos. Confira!

Lazer e cuidado: saiba quais as opções mais seguras de entretenimento durante a pandemia

O isolamento social é uma solução que vai de encontro à natureza humana que requer contato, aproximação, encontro. Para mediar a situação de quem vive em Lisboa pensamos em alternativas que podem ajudar a manter o equilíbrio durante a pandemia por Covid-19, sempre atendendo às medidas de segurança amplamente divulgadas pelo governo. 

Lisboa tem belíssimas paisagens por toda parte. Às vezes basta olhar para o lado e lá está: há um monumento, uma praça, um jardim. Selecionamos aqui 2 parques nos quais pode-se apreciar um passeio e refrescar a mente: Monsanto e Vale do Silêncio.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Parque Florestal Monsanto

O parque Monsanto é conhecido como o “pulmão de Lisboa” e não é à toa. Estamos falando de quase 1 mil hectares de floresta que se estende por 7 freguesias da capital portuguesa: Benfica, São Domingos de Benfica, Campolide, Campo de Ourique, Belém, Ajuda e Alcântara.

Mas não é somente sua dimensão que impressiona! O lugar parece ter sido todo ele pensado para conectar o visitante seja com a natureza ou consigo mesmo. É possível realizar trilhas a pé ou fazer passeios de bicicleta em vastos percursos com ciclovia.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

É comum flagrar pequenos grupos a praticar meditação, Yoga e outros exercícios ao ar livre. Para quem aprecia o desporto o Monsanto dispõe de pistas de skate, campos de futebol e quadras poliesportivas. Pode-se também aventurar-se entre escaladas e percursos com obstáculos. 

Há ainda miradouros dos quais pode-se ter uma das melhores vistas de Lisboa. A estrutura também conta com parque de campismo, anfiteatro, parques infantis e parques de merendas com mesas, bancos e grelhadores. 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Outra opção de atividade é estender uma manta e fazer piquenique. O parque está muito bem sinalizado, mas para aproveitar ao máximo tudo o que o Monsanto pode oferecer consulte aqui o Mapa Geral de Monsanto e bom proveito!

Parque Vale do Silêncio

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Neste parque urbano em meio a vias movimentadas da cidade é possível encontrar um bocado de sossego. O Vale do Silêncio possui um amplo gramado rodeado de árvores frondosas e conta com equipamentos para exercícios físicos ao ar livre, pista de corrida, ciclovia, quadra poliesportiva e parede de escalada.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Há ainda um espaço para refeições composto por mesas e bancos ao lado de um parque infantil e também um parque canino bem equipado para a diversão dos amigos de 4 patas. 

Lisboa na Rua

Anualmente a Orquestra Gulbenkian realiza um concerto a céu aberto no Vale do Silêncio. Na edição de 2019 o evento reuniu mais de 20 mil expectadores. A experiência é indescritível. A programação não foi realizada este ano devido a pandemia, mas a expectativa é sua retomada em 2021. 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Estas são apenas duas opções, mas em cada uma delas há margem para múltiplas alternativas todas gratuitas, a fim de diversificar as atividades e manter a saúde mental, também afetada pela pandemia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?