Golpe da falsa moradia em Portugal

O golpe da “falsa moradia” faz vítimas entre imigrantes brasileiros em Portugal – 2019

Com o aumento do fluxo de brasileiros em busca de Portugal, elevam-se também os números de vítimas de golpes com alvo em imigrantes. Embora estejamos falando de um dos países mais seguros do mundo, não significa que esteja isento de episódios de fraude. O segmento imobiliário é uma das áreas de maior ocorrência.

O golpe da falsa moradia

Há poucos meses fui acionada por um grupo de brasileiras estudantes de intercâmbio que perdeu quase 20 mil reais no golpe da falsa moradia. O apartamento em questão nem sequer era barato, mas a armadilha estava na flexibilização de documentação. Na verdade, o golpista só exigiu mesmo pagamento, sem sequer cobrar comprovantes de renda das vítimas.

Quem já morou de aluguel em qualquer parte do mundo pode pensar que não cairia em algo assim, pois sabe bem o que é demandado para arrendar um imóvel. No entanto, ao tratar da moradia em outro país, além de estarmos mais vulneráveis, imaginamos que o mercado local pode praticar outras regras.

E, justamente por se tratar de outro país, é importante redobrar a atenção, procurar ajuda de quem já mora em Portugal (amigos, parentes), observar os requisitos e desconfiar de tudo!

Nesse episódio, as estudantes encontraram o apartamento num site de pesquisa de imóveis em Portugal. Os mais comuns aqui são idealista.pt, casasapo.pt, imovirtual.pt e também o olx.pt. Elas mandaram mensagem para um anúncio que despertou interesse e foram respondidas com uma mensagem dizendo que o proprietário estava fora de Portugal e que “para a segurança delas” ia usar o airbnb como canal para formalizar o arrendamento.

Golpe do aluguel em Portugal no AirBnb

Receberam um email falsificado incluindo a marca do airbnb e trechos de sua política de ressarcimento; garantias que deixaram as jovens tranquilas da transação. Infelizmente, nesse caso, a única possibilidade das vítimas foi fazerem um boletim de ocorrência para integrar as estatísticas desses golpes. O volume de dinheiro jamais será reavido.

Outros golpes da falsa moradia

Golpe do Aluguel em Portugal

Também é comum que anunciantes reais usem fotos antigas de imóveis e quando o inquilino chega ao país tem uma surpresa negativa, pois a moradia não está nas condições das fotos enviadas, e sim, possui infiltrações, móveis e equipamentos que estavam nas fotos do anúncio não existem ou mesmo que existam não correspondem com o que foi negociado.

Sei que para quem está distante é ainda mais desafiador escolher um imóvel e proceder com um contrato, por isso é importante redobrar a atenção e buscar sempre apoio. Nunca alugue nada sem que alguém de confiança tenha feito uma visita ao imóvel para verificar as reais condições, bem como uma vistoria no entorno.

É relevante também ter em consideração a mobilidade, o acesso ao comércio, farmácias e serviços como hospitais e escolas.

A Life Relocation surgiu para auxiliar brasileiros que queiram morar em Portugal oferecendo consultoria para realocação em diversos âmbitos das suas vidas: moradia, educação, trabalho etc. Nosso trabalho oferece segurança e agilidade nos processos que a mudança de vida para cá podem trazer.

Documentação exigida

Documentação exigida para alugar imóvel em Portugal

O mercado imobiliário em Portugal está um “verdadeiro leilão” e o primeiro lance para concorrer a ser inquilino é dispor da documentação exigida. Reuni aqui as principais (e mais comuns) exigências feitas para arrendamento real de moradia. Na ausência delas, ligue o “desconfiômetro”:

  1. IRS (Imposto sobre os Rendimentos de Pessoas Singulares)  

Já aqui muitos brasileiros entram em desvantagem, pois nossa declaração de imposto de renda no Brasil de nada serve aqui.

  1. Comprovante de renda

Também comumente exigidos no Brasil, aqui pedem os 3 últimos comprovativos de renda. No entanto, só aceitam se forem comprovativos daqui de Portugal.

  1. Autorização de residência

Muita gente confunde Visto com Título de Residência ou Autorização de Residência. Mas o Visto serve apenas para a realização da viagem com uma finalidade atrelada, seja como estudante ou trabalhador, empreendedor, aposentado etc.

A autorização de residência é uma carteira de identificação expedida pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras – SEF. Ela é a prova de que você tem permissão para viver em Portugal.

O histórico das exigências aos inquilinos brasileiros

Exigências para alugar imóvel em Portugal

Você pode estar questionando: “se eu não vivia em Portugal, como poderia ter Declaração de Imposto de Renda ou Comprovativo de Renda Português?

Vamos lá! Coloque-se no lugar de um proprietário para tentar entender a lógica. Se o apartamento fosse seu, você daria preferência a alguém que não tem vínculos com o país ou iria preferir alugar para uma pessoa que já vive aqui? O que seria mais confiável?

É uma relação complicada. Sabemos quem somos, mas o fato é que não podemos deixar de ter um pouco de empatia. Além do mais, o histórico de inquilinos brasileiros aqui foi extremamente negativo. Muitos dos nossos conterrâneos agiram mal com o mercado imobiliário. Há relatos de imóveis mobiliados cujos equipamentos foram vendidos pelos inquilinos, além de episódios de depreciação dos apartamentos.

A maneira que os portugueses encontraram para se prevenir dessas situações foi elevar as exigências documentais. Entenda um pouco mais esse contexto em nosso artigo “O desafio da moradia em Portugal para migrantes brasileiros“.

O que fazer?

O que fazer para alugar imóvel em Portugal

Entendemos que os proprietários precisam de garantias, portanto, apontamos algumas opções para remediar a situação:

  • Fiador português ou com título de residência

Muitos imigrantes já possuem alguma relação com o país e conhecem aqui pessoas que têm estabilidade, podendo assumir o papel de fiador. Ressalto que o fiador deve dispor da documentação exigida e sua comprovação de rendimentos deve ser o triplo do valor do aluguel.

Existem situações em que são aceitos dois ou mais fiadores para que juntos atinjam o volume de renda compatível com o aluguel em questão.

  • Adiantamento de pagamento de aluguéis

É possível que brasileiros aluguem imóveis antecipando o valor do aluguel. Às vezes pedem de 6 meses a 1 ano antecipado. Trata-se de um alto investimento.

Ressalto que essa medida não dispensa a apresentação de documentos alternativos, Número de Identificação Fiscal (NIF) portaldasfinanças.pt e outras documentações locais que indiquem seu intensão de permanecer aqui, como a inscrição no Sistema Público de Saúde ou na Segurança Social.

Para emitir documentação local, a Life Relocation tem parceria com o escritório jurídico Martins Castro martinscastro.pt que trata de todas as questões de legalização, títulos de residência e processos de nacionalidade portuguesa para brasileiros.

Além de reunir essas condições é importante saber que precisará dispor, no mínimo, de 2 vezes o valor do aluguel para arrendar um imóvel em Portugal (1 caução e adiantamento de 1 renda), sendo esse o melhor cenário que pode se deparar.

Como alugar apartamento em Portugal

Claro que existem exceções, eu mesma já aluguei apartamento aqui em Lisboa sem fiador e adiantando “apenas” 3 vezes o valor do aluguel. Mas há cerca de 1 ano isso tem sido cada vez mais raro e o fiador tem sido exigido mesmo para portugueses. Na inexistência dele, são requeridas as cauções extra como garantia.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest

Scroll to Top