Tudo o que você precisa saber para arrendar seu imóvel em Portugal_capa

Tudo o que você precisa saber para arrendar seu imóvel em Portugal

A definição da moradia está diretamente ligar ao bem-estar dos imigrantes e as condições para aluguel de imóveis em Portugal têm impactado nos planos de brasileiros que buscam fazer aqui seu novo lar, sobretudo quando nos referimos aos grandes centros urbanos: Lisboa e Porto.

Na verdade, a questão está para além da nacionalidade. Mesmo sendo português as condições são desafiadoras e qualquer análise do contexto deve levar em consideração a lei da oferta e da procura. Simplesmente não há estoque de imóveis e os poucos empreendimentos em construção atendem ao mercado de alto padrão com foco em grandes investidores internacionais.

Além disso, estando Portugal “na moda”, muitos proprietários preferem disponibilizar seus imóveis para estadias de curta duração com foco no turismo ao invés de mobilizarem seu patrimônio por meio de arrendamentos anuais.

No âmbito dos imóveis na faixa de 1 mil euros/mês de aluguel constata-se uma concorrência de cerca de 20 interessados por apartamento. Conforme o corretor imobiliário Moez Galibdin, entre 2 e 3 semanas, esses imóveis recebem pelo menos 6 propostas consistentes e fica a critério dos proprietários escolherem para quem irão alugar. Com isso, mesmo famílias com renda comprovada acima de 2 mil euros e fiadores compatíveis não têm conseguido arrendar imóveis facilmente.

para os apartamentos de alto padrão, a concorrência cai pela metade e o tempo estimado até a consolidação do arrendamento é o dobro do identificado nos imóveis mais populares.

ONDE MORAR EM LISBOA

Tudo o que você precisa saber para arrendar seu imóvel em Portugal

Quem conhece Lisboa a passeio tem uma raramente tem oportunidade de visitar regiões mais adequadas para moradia, concentrando-se nas áreas turísticas. Mas se o propósito é viver aqui a sugestão é evitar os ambientes mais badalados não somente pelo preço, mas também pela busca da tranquilidade.

O que chamamos de “bairro” no Brasil, aqui chama-se Freguesia. Os critérios para estabelecer em qual Freguesia morar irão variar conforme o perfil e o propósito de cada família. Para famílias com filhos pequenos, sugiro viver em Olivais. O ambiente é tranquilo, há parques e praças por toda parte. Na região também localiza-se uma das melhores escolas públicas do Ensino Fundamental de Lisboa.

Tudo o que você precisa saber para arrendar seu imóvel em Portugal

Na verdade, o melhor lugar para morar em Lisboa é perto da estação de metrô (qualquer que seja ela). A mobilidade que o sistema de transporte oferece vai impactar diretamente na qualidade de vida.

A rede do metropolitano de Lisboa é composta por 4 linhas, passa por 56 estações estendendo-se por quase 45 km. Transporta por dia mais de 6 mil passageiros. Vale ressaltar que quanto mais próximo a uma estação, mais elevados são os preços dos imóveis

CONDIÇÕES PARA ARRENDAMENTO

Tudo o que você precisa saber para arrendar seu imóvel em Portugal

Ao buscar apartamentos para arrendar é preciso ter em mente que as condições básicas para estar habilitado incluem a comprovação de rendimentos de, no mínimo, 2 vezes o valor da renda mensal e a apresentação de fiadores com as mesmas condições.

Atenção: quando falo em comprovar rendimentos estou a me referir a comprovação de renda em Portugal. Nossa carteira de trabalho assinada ou holerites brasileiros (ou de qualquer outra nacionalidade) não representam condições necessárias para os proprietários ou imobiliárias em Portugal.

Outro critério que nos coloca em desvantagem é a exigência de apresentação de declaração de Imposto de Renda em Portugal. Ou seja, é preciso ter contribuído aqui um ano antes de buscar moradia aqui. Parece absurdo, mas quando nos colocamos no lugar de quem possui um imóvel para alugar parece justo que essa pessoa estabeleça condições que inspirem confiança.

Na ausência dessas condições a alternativa mais comum tem sido propor o pagamento antecipado de 6 meses a 1 ano de aluguel. A maior desvantagem é dispor de todo esse recurso de uma vez. No entanto, trata-se de uma despesa com a qual não terá que se preocupar durante esse período.

Chamo atenção para 5 aspectos:

  1. Garanta que o imóvel reúne as condições adequadas para sua família, afinal de contas, depois de antecipar tantos meses de arrendamento, dificilmente haverá margem para arrependimento. Terá mesmo que viver ali até o fim do contrato.
  • Tente negociar o pagamento de um montante correspondente a um “sinal” para reservar o imóvel antes de assinar contrato e realizar o depósito integral do acordado. Ressalto que o pagamento de sinal também requer contrato. É preciso garantir os procedimentos mais seguros para ambas as partes.
  • Embora existam imóveis disponíveis para locação diretamente com os proprietários, por questão de segurança, sugiro optar por contratos mediados por imobiliárias de credibilidade, como a Remax ou Reilar.
  • Se buscar imóveis em plataformas 100% digitais como Spot a HomeUniplaces ou AIRBNB faça todas as operações dentro dos aplicativos, com pagamento utilizando cartão de crédito.

Jamais alugue imóveis sem que alguém de confiança visite o local e confirme as condições indicadas nos anúncios. Além do risco de links com imóveis inexistentes existe a possibilidade de, mesmo que existam, sejam bem diferentes das fotos e vídeos disponibilizados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Rolar para cima